Linhas de Pesquisa

O LMPT está envolvido no estudo de materiais porosos, utilizando métodos baseados na análise de imagens para caracterizar a microestrutura desses materiais a partir de lâminas delgadas. Esse processo inclui a preparação de amostras, a aquisição por microscopia ótica e eletrônica, o pré-processamento, a segmentação de fases e a caracterização geométrica. Além disso, o laboratório desenvolve modelos de interpretação para técnicas como Porosimetria por Injeção de Mercúrio e isotermas de adsorção de gases e vapores. Esse trabalho é fundamental para compreender as propriedades dos materiais porosos, fornecendo insights valiosos para diversas aplicações tecnológicas e industriais.

• Microestrutura e modelagem das propriedades físicas de materiais porosos:

Esta linha de pesquisa foi introduzida no LMPT em 1985, e trata da determinação das propriedades físicas macroscópicas dos materiais porosos a partir de informações da microestruturas obtidas através dos microtomógrafos. A modelagem das propriedades físicas dos materiais porosos é uma área de grande complexidade, devido ao  espaço poroso constitui um domínio cuja geometria é intrincada, e dependente da resolução espacial da representação. Modelos baseados em campos locais de velocidade, pressão e/ou temperatura podem ser bastante dispendiosos do ponto de vista computacional, especialmente quando requerem alta resolução espacial.

 Amostra de mármore travertino

Determinação das porosidades da amostra de mármore

• Escoamento de fluidos em materiais porosos:

A análise dos processos de injeção de fluidos em meios porosos é de grande importância em várias aplicações tecnológicas, incluindo a exploração e explotação do petróleo, a hidrologia, a pesquisa ambiental e a construção civil. O LMPT adota o enfoque microscópico, de modo que o domínio geométrico para a análise do processo físico constitui uma representação tridimensional da microestrutura porosa obtida por microtomografia de raios X e/ou por um método de reconstrução tridimensional a partir de lâminas finas.

Linhas de pesquisa em desenvolvimento no LMPT nesta área:

  • Escoamentos monofásicos em microestruturas porosas.
  • Deslocamentos miscíveis e imiscíveis em microestruturas porosas.

• Instrumentação em ciências térmicas

O desenvolvimento científico e tecnológico requer informações precisas sobre os materiais e suas propriedades termofísicas, muitas das quais são obtidas por meio de experimentação. Nesse contexto, o LMPT tem se dedicado, desde a sua criação, ao desenvolvimento de sensores e sistemas de medição adaptados a diferentes circunstâncias. O objetivo é atender à grande demanda existente tanto no meio acadêmico quanto na indústria, proporcionando dados confiáveis para avançar nas pesquisas e inovações.